Marcelo Stávale Molina
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Filho de Alzira R. Stávale Molina e Antonio Molina e neto de Elza G. Stávale e Antenor C. Ultra, nasceu em 7 de junho de 1975. Casado com Vanda Isabel de Castro Molina tiveram dois filhos, Miguel de Castro Molina e Theo de Castro Molina. Bacharel em comunicação social (2001) com habilitação para jornalismo. Fluente em inglês e aprendendo o alemão e o francês. Proficiente em softwares gráficos, editores de texto, Linux, Windows, edição de áudio e de vídeo e programação. Coordenador de Robótica Pedagógica e Educação Tecnológica. Bom comunicador e dotado de iniciativa e visão empreendedora. |
Formação |
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l Graduado em Comunicação Social. UniCEUB, conclusão em 2001. l Cursos complementares: Certificação Internacional em LEGO Education (EDAcom e LEGO, conclusão em 2007), PHP e MySQL (Dytz Informática, 2006), Treinamento de capacitação em Lego Educacional (EDAcom, 2006), AutoCAD ( Dytz Informática em 1997). |
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Experiência |
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l 2006 – ainda empregado – Iniciou como professor de informática, depois foi promovido a gerente técnico. Implementou o curso de robótica em Lego e se tornou professor e coordenador de robótica pedagógica. (Centro Educacional Änima) l 2002 - 2005 – Editor de vídeo e diretor de programação com ênfase na criação de programas institucionais e para TV (Âncora Comunicação) l 2001-2001 – Consultoria e venda de equipamentos para TV e cinema. (B&H PhotoVideo, NY) l 1997 – 1999 – Artista gráfico 3D para comerciais de tv. (freelancer em diversas produtoras) l 1997 – 1999 – Jornalista/bolsista do UniCEUB na agência de publicidade interna. 1993 – 1997 – Professor de computação gráfica na Dytz Informática. |
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Atividades complementares |
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l Escritor do Blog de tecnologia – www.tecnomodo.com (desde 2006 ) l Membro do clube do Lego LUGBrasil e representante Centro-Oeste (2008) l Participação em diversas feiras de efeitos visuais para cinema – SIGGRAPH LA1995, LA1997 e LA2001 - EUA. |
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Outras informações |
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l Residiu em Nova York por 3 meses (trabalhando) em 2001 l
Softwares específicos: 3D Studio MAX, Blender, Scribus, Gimp,
Photoshop, CorelDraw, Inkscape, Soundforge, Audacity, Robolab, Mindstorms,
Page Maker, Premiere, Avid Cinema, Microsoft Office, BROffice, OpenOffice
entre outros... |
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Projetos Desenvolvidos |
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De natureza pro-ativo, sempre desenvolveu projetos inéditos
e, de certa forma, revolucionários: 1990 – Começa a trabalhar com o software 3D Studio em DOS.
Em Brasília é o primeiro a desenvolver animações com este programa. 1993 – Contratado para ministrar aulas de 3D Studio na Dytz
Informática. O Primeiro curso de 3D Studio em Brasília. 1995 – Visita a SIGGRAPH LA 95 – a única pessoa da região
Centro Oeste a participar do evento. 1996 – Freqüenta curso de cinematografia e cria um grupo
especializado em efeitos especiais com alunos do departamento de arte da UnB.
Criam o primeiro esboço do primeiro filme curta metragem animado em 3D em
Brasília. 1997 – Cria a 3D Art & Paradise – O primeiro site
gratuito na Internet para intercâmbio de informações sobre programas em 3D. 1997 – Entra para o curso de Jornalismo no UniCEUB e é
eleito como presidente do Centro Acadêmico com a chapa ACORDA. 1997 – Visita a SIGGRAPH LA 97 com mais dois alunos de
computação gráfica. Também visitam a sede da Lucas Film. 1998 – Estabelece contato e traz para Brasília a
representação dos sistemas de som da Lucas Film – THX. 1998 – Convidado a se filiar ao partido PMDB Jovem e ao
Diretório Central Estudantil do UniCeub. 1999 – Realiza no UniCEUB o projeto Semana da Arte Modesta
com mostras de cinema, pintura, fotografia, teatro, música e poesia. 2000 – Realiza no UniCEUB o projeto da 2ª Semana da Arte
Modesta com a presença do teatro Mapati. 2001 – Visita a SIGGRAPH 2001 em LA e é convidado para ir
morar em NY, trabalhando na empresa que vende equipamentos de vídeo e cinema. 2002 – Cria o site Cinemamais para fazer críticas de
cinema. 2005 – Contratado para ministrar aulas de informática, mas
logo é remanejado como gerente técnico. 2005 - Implementa o projeto de Robótica em Lego e torna a
primeira escola do Distrito Federal a ter parceria com a Lego Education. 2006 – Desenvolve o projeto de Educação Tecnológica. A
escola passa de 121 alunos para 230 alunos por causa do projeto. 2006 – Inscrevemos alunos novatos, sem aula corrente de
robótica, no maior campeonato de robótica do Brasil – o FLL. Somos os únicos
do Centro Oeste a participar da competição. 2006 – Entra em contato com o presidente da Lego Education
do Brasil e a FIRST e começam as negociações para trazer a etapa do
campeonato FLL para Brasília. 2006 – Cria o site www.tecnomodo.blogspot.com sobre
inovações em tecnologia. 2007 – Começam as aulas de Robótica. 2007 – Somos manchete em mais de 11 veículos de
comunicação, dentre eles a televisão. 2007 – Estabelece contato com a Lego da Dinamarca para
estudar viabilidade de projetos no Brasil. 2007 – Estabelece contato com a LegoLand da California para
viabilizar parceria. 2007 – Participa da 1ª Certificação Internacional em Lego
Education. Apenas dois em Brasília e apenas 35 no Brasil. 2007 – Algumas matérias do Tecnomodo são vinculadas em
sites de nome no Brasil e no exterior e o site conta com uma visita diária de
400 pessoas por dia. 2008 – Associa-se ao LUGNET (Lego User Group) Brasil e vira
o agitador Brasília. 2008 – O site tecnomodo vira .com e passa a ter uma visita
diária de cerca de 800 acessos e cerca de 1600 pageviews. 2008 – A UNESCO faz uma matéria sobre a escola e cita como
referência para educação tecnológica no Brasil o modelo do projeto
implementado. 2008 – Diversas revistas de educação mencionam nossa escola
como modelo educacional tecnológico. 2008 – Desenvolvemos projetos robóticos para educação
visando uma aplicação inédita e futurista. Missões como MiniDARPA, Guerra
Medieval, Sumô de Robôs e Meio Ambiente são desenvolvidos em paralelo com o
ensino da Lego Zoom. 2008 – A primeira escola do Brasil para ensino fundamental
a incluir o estudo de CAD (Computer Aided Design) em LEGO para alunos do 6º
ao 9º ano. |
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Agosto de 2008 |
Marcelo Stávale Molina |